Sabedoria (Sophia) é a verdade bem merecida.
Século XXI: estamos nadando em um mar de conhecimento. Todos os dias dizem-nos o que nós queremos e o que precisamos fazer para conseguir. Entretanto, sem contexto ou conexão, o conhecimento não significa absolutamente NADA. O conhecimento não é equivalente à sabedoria. A sabedoria não pode ser dita para você. Ela não pode ser encontrada aqui na internet. Ela só pode ser adquirida através de uma busca pessoal e interna.
Aristóteles, Platão, Homero e tantos outros filósofos da história têm suas próprias definições de sabedoria. Para mim a sabedoria é a síntese de conhecimentos e experiências em introspecções que aprofundam nossa compreensão do significado da vida.
Tanto os conhecimentos como as experiências são necessários, uma vez que teorias sem experiências podem se revelar falsas e experiências sem teorias podem não ser universais.
Uma vez que você começa a adquirir sabedoria (um processo sem fim, diga-se de passagem), duas coisas extraordinárias podem ocorrer: primeiro você começa a entender o seu propósito e como alcançá-lo, e, em segundo lugar, você começa a ligar a sua sabedoria com a de outras pessoas através do espaço e do tempo (finalmente descobri o motivo de eu sempre amar estudar história). Padrões emergem como degraus de escada e, conforme você vai subindo, você vai experimentando a unicidade de todas as coisas:
Entendimento - O primeiro passo para o sucesso em qualquer coisa é entender a si mesmo, os outros, o mundo e como tudo se encaixa. Eu diria que é impossível entender tudo que o grande e misterioso universo nos oferece e, na minha opinião, é o processo mais árduo na busca pela sabedoria;
Ação - Após (e somente após) entender alguma coisa do mundo e do seu lugar nele, você pode fazer qualquer coisa que você colocar na sua mente, contanto que você faça algo para atingir seus objetivos. O sucesso não cai no colo de ninguém - não sem um preço.
Unicidade - Conforme você for adquirindo sabedoria, você vai começar a fazer conexões entre o que é verdade, o amor, a beleza e vai começar a apreciar a riqueza e diversidade de ideias de pensadores através do tempo e do espaço.
Humildade - Por fim, devemos ter em mente que nunca saberemos de tudo. Seremos eternos aprendizes da vida. Sábio foi o senhor que disse: "Só sei que nada sei."
Nenhum comentário:
Postar um comentário